quinta-feira, 26 de abril de 2012

Dia do livro

A data começou como uma iniciativa da UNESCO em 1996, mas sua história é muito mais antiga.

A comemoração foi iniciada na Espanha há cerca de oitenta anos, quando se celebrava a Festa do Livro Espanhol.  A data escolhida foi  23 de abril por ser dia do aniversário de morte de Miguel de Cervantes.
Anos mais tarde, percebendo que outros grandes autores (William Shapeskeare, por exemplo) faziam aniversário de morte nessa mesma data, a UNESCO instituiu o Dia Mundial do Livro.
Para celebrar a esse dia muitos países adotaram como tradição dar uma rosa a todos aqueles que adquirissem um livro em 23 de abril.

 “Los libros son los más silenciosos y constantes amigos. Son los más accesibles y sabios consejeros, son los maestros más pacientes.” (Charles W. Eliot)

“Fuera de un perro, el libro es el mejor amigo del hombre. Dentro del perro es muy obscuro leer.” (Groucho Marx)

“La televisión es muy educativa. Cada vez que alguien la enciende, voy a la habitación contigua y me pongo a leer.” (Groucho Marx)

“El hombre que no lee buenos libros no tiene ninguna ventaja sobre aquel que no los puede leer.” (Mark Twain)

“Los libros nos dejan entrar en su alma y nos dejan ver nuestros propios secretos.”  (William Hazlitt)

“Un libro deber ser como una pala de hielo para romper los mares congelados en nuestra alma.” (Franz Kafka)

“Sabes que has leído un buen libro cuando, al llegar a la última página, crees que has perdido un amigo.” (Paul Sweeney)

Para comemorar o dia do livro, lemos alguns textos sobre a importância de ler para a criança e sobre o hábito de leitura; após visitamos a biblioteca da escola, lá os alunos tiveram contanto com charges, frases de escritores famosos e muitos sentiram-se estimulados a ler mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário