quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

TROVADORISMO

Movimento poético desenvolvido  nos  séculos XIII, XIV e  XV. 
Recebeu esse nome, pois  o  autor das  cantigas  era chamado de trovador. 
Ouçam  as  cantigas Ondas do mar  de Vigo e Mandad’ei comigo, cantigas de amigo  do trovador Martín Codax. 

 
Martin Codax

Mandad’ei comigo / Ca ven meu amigo: E irei, madr,a Vigo!
Comigu’ei mandado / Ca ven meu amado: E irei, madr’,a Vigo!
Ca ven meu amigo / E ven san’e vi-vo: E irei, madr’,a Vigo!
Ca ven meu amado/ E ven viv’e sano E irei, madr’,a Vigo!
Ca ven san’e vivo/ E d’el rei amigo E irei, madr’,a Vigo!
Ca ven vi-v’e sano/ E d’el rei privado E irei, madr’,a Vigo!

A  versão em  português moderno
Avisou-me meu amor que vem vindo – Irei então, mamãe, para Vigo!
Mandou-me mensagem, está chegando meu amado – Irei então, mamãe, para Vigo!
Meu amor vem vindo, e vem são e vivo – Irei então, mamãe, para Vigo!
Meu amado vem vindo, e vem vivo e são – Irei então, mamãe, para Vigo!
Ele vem são e vivo, e do rei está amigo – Irei então, mamãe, para Vigo!
Ele vem vivo e são, e do rei é favorito – Irei então, mamãe, para Vigo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário